quarta-feira, 31 de julho de 2013

Estamos avançando!





Hoje quando acordei, vi que Nando tinha mudado o recado (Rússia em espanhol se escreve assim mesmo, viu, gente?!) do quadrinho da cozinha! Bonitinho! : ))
Acho que já estamos, cada um do seu jeito, e guardadas as devidas proporções do jeito e surto emocional de cada um (que obviamente eu ganho!!), com o pensamento totalmente envolvidos no assunto e já esperando e desejando muito que o tempo passe rápido, e que chegue logo o dia de estarmos em casa com o pimpolho! Eu sei que todo o processo é importante, uma preparação necessária, já que adoção não é fácil, mas às vezes me pego pensando, pô, uma mulher quando engravida, não necessariamente, além da vontade de ser mãe, está preparada, o fato de querer o filho já deveria ser um sinal de que está pronta, não?! Por que na adoção tem que ser tudo complexo, burocrático, e com um processo inicial nada romântico?! Enfim...

Fato é que adoraria já acordar em 2015, ou sei lá eu, quando será o dia mais esperado do momento! Já imaginei 389 situações diferentes, umas absolutamente catastróficas, onde dá tudo completamente errado, e outras simplesmente incríveis, onde estamos felicíssimos, praticamente um comercial de margarina, com um russinho lindo nos braços, passando as férias no Brasil! Embora já deva sugerir aos amigos e família que queiram rapidamente conhecer neto/sobrinho, que comecem uma poupança pra visitar, depois de todo o gasto que exige a adoção (vale cada centavo de euro!!!), imagino a gente ilhado na Espanha ao menos uns 5 anos! Hahahahaha! Brincadeira (não tanta)! Já me sinto super ansiosa com o processo, e me imagino toda trabalhada no Rivotril até que isso acabe, não é mole não!

Bom, maluquices e desabafos à parte, fomos na sexta passada, dia 26, conversar com a advogada que vai nos ajudar na parte de documentação. A verdade é que pro tamanho da parada, é bem pouca coisa, o básico mesmo, certidão de nascimento, casamento, renda, etc. A chatice é que como somos brasileiros precisamos traduzir e legalizar tudo pra Espanha, e isso demora, é chato e caro! A sorte é que como o Nando deu entrada na nacionalidade espanhola, toda a documentação dele, e a certidão de casamento da gente já está legalizada, faltando apenas antecedentes criminais dos dois, e minha certidão de nascimento. Outra chatice é que o antecedente criminal tem validade de apenas 3 meses, é chato pra tirar e custa uma graninha, considerando que até o fim do processo teremos que tirar ainda alguns, dá uma certa paranóia financeira, mas enfim, vamos nessa!
Vamos precisar também de atestado médico espanhol, dizendo que não somos loucos e somos saudáveis, o que já estamos providenciando. A parte de documentação da Espanha é moleza, e acredito que em uns 10 dias já tenhamos tudo pronto!

Outra dúvida é que como somos estrangeiros, precisamos de documento do Consulado do Brasil aqui, dizendo que a lei brasileira reconhece a adoção internacional, que nosso filho será reconhecido como tal, aí fui hoje no Consulado me informar sobre a tal declaração, a mulher que me atendeu me olhou como se eu já estivesse ensaiando palavras em russo com ela, nunca tinha ouvido falar do assunto. Eu já imaginava algo assim, não duvido que eu e Nando sejamos o primeiro casal de brasileiros residentes na Espanha, a adotar uma criança russa (vaya, Torre de Babel). Pois pra tudo tem uma primeira vez, e depois de muita espera, fala com um, fala com outro, volta a Daniela (a atendente mega simpática do consulado), dizendo que eu tinha feito ela aprender uma coisa nova! : ))  O lance é que o Brasil e a Espanha fazem parte do Convênio de Haya, onde automaticamente é reconhecida a adoção internacional, ou seja, que na real não é necessária a tal declaração! Uma coisa a menos! Adoro!

E bom, acho que é isso, estamos confiantes que até a segunda quinzena de agosto já estejamos entregando a primeira leva de documentos! Ui! E viva a Rússia!!!

6 comentários:

  1. Imagina a avó, daqui do Brasil... Vitrines infantis já me fascinam! Mas não dá pra comprar nada, né? Vai ser menino ou menina? Com quantos anos ele/ela vai nascer?
    Estamos juntos, filhos queridos. E contem sempre comigo. Amo!

    ResponderExcluir
  2. E viva a Russia!!!!! Nosso Russinho já tá nascendo, sogra!!!

    ResponderExcluir
  3. Mãe, tenho pra mim que o russinho vai nascer com a idade que todo mundo nasce... Mas assim, é só uma impressão... Hahahahahaha
    Te amo!

    ResponderExcluir
  4. A linguagem que usei, filha amada, foi figurada!!! Ele vai nascer no momento em que estiver nos braços de vocês... Sacou?

    ResponderExcluir
  5. Nossa, fui comentar e nem me lembrava que tinha feito um blog na minha vida, hahahaha, amei! Acho que foi a Aninha mesmo quando estava em Madrid que me ensinou, nao foi Aninha? hahahaha
    Essa gravidez ta mexendo com nossas cabecas! To ja imaginando o que posso fazer com a minha amiga maquina de costura. Ja sei que vou fazer uma "caxuxa~ uma almofadinha com perninhas e bracinhos e carinhas mil (varias capinhas) pra essa criancinha dormir abracadinha.........As criancas tiveram e quem deu esse nome foi a Aninha, mas podem batizar com outro nominho, que tal? rs

    ResponderExcluir
  6. Ai gente, so suspiros!
    Vcs são fofos!
    Espero ansiosamente novos posts com novidades do pequeno/a russobrasileiroespanhol!

    ResponderExcluir